sábado, 24 de maio de 2008

Na direção da felicidade

Texto retirado do site:
Jornal Folha Espírita Online



Quando conseguires superar as tuas aflições para criares a alegria dos outros, a felicidade alheia te buscará, onde estiveres, a fim de improvisar a tua ventura. (Emmanuel, pela psicografia de Francisco C. Xavier, no livro Fonte Viva, item 73)

Será impossível ser feliz sozinho.

Seres sociáveis como somos, jamais encontraremos a felicidade de forma exclusiva, pois somente atingiremos a plenitude desse sentimento se aqueles que caminham conosco também puderem desfrutar dele.

Obviamente, enquanto existir uma única criatura vivendo de forma desarmônica, sofrível e desequilibrada, ela ameaça a tranqüilidade geral, coloca em risco a paz que buscamos; assim estará comprometendo a felicidade de todos.

Então, será valioso e oportuno que reflitamos profundamente sobre isso e mudemos a rota dos nossos procedimentos e ações, pois que pouco vai adiantar deitarmos preocupações somente com os nossos problemas e aflições, ou mesmo com as dificuldades dos nossos familiares e amigos, uma vez que a felicidade que desejamos a obteremos quando toda a humanidade puder usufruí-la.

Assim, além de laborarmos para a superação das nossas dificuldades, será preciso trabalhar também para que os nossos irmãos consigam solucionar os problemas que carregam.

E nossa felicidade começará a partir do instante em que decidirmos por movimentar recursos em socorro daqueles que sofrem, pois, à medida que nos preocupamos com os problemas e as dores alheias, acabamos esquecendo de nós mesmos. Percebemos que, além das nossas dificuldades, existem outras muito maiores requerendo providências urgentes, e, ao atendê-las, nos sentimos úteis, e esse sentimento de fraternidade é o princípio da paz que sonhamos.

Então, para que sejamos realmente felizes, indispensável se torna que façamos a felicidade dos outros.

Jesus afirmou: O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir. Nesse momento o Cristo ensinou à humanidade como deve agir a criatura humana, em relação ao próximo. Em outra oportunidade, sentenciou: Ama a teu próximo como a ti mesmo, novamente lecionando a maneira de encontrarmos a felicidade. O caminho, obviamente, para tal conquista vai na direção dos nossos irmãos de jornada.

Dessa forma, compete a cada um de nós relancearmos o olhar em volta, à procura das aflições existentes, e sairmos, urgentemente, a socorrê-las, dentro das possibilidades que temos. E, naturalmente, sempre podemos fazer alguma coisa em favor de quem sofre.

Um pedaço de pão ao faminto, um agasalho a quem tem o corpo desprotegido, uma palavra amiga ao desesperado, um abraço fraterno ao carente de afeto, um gesto de bondade a uma criança abandonada, um sorriso amigo num ambiente triste, um minuto de silêncio para ouvir uma queixa de alguém, horas de folga trabalhadas em favor dos necessitados, uma carta animadora a alguém que caminha na solidão, uma prece a Deus em favor dos esquecidos pela sociedade, enfim, muito temos a fazer em prol da felicidade alheia, e, obviamente, agindo assim estaremos plantando a semente da nossa própria ventura.

O Evangelho de Jesus é um roteiro seguro e prestativo, informando com segurança e sabedoria a estrada que nos conduzirá à felicidade que queremos, no entanto, ainda segue o homem desatento e descuidado, caminhando à margem da verdadeira rota, e, devido a tal comportamento, ainda não logrou realizar os seus sonhos.

Não nos esqueçamos, a felicidade que desejamos terá início na felicidade que plantarmos no coração do próximo. Qualquer outro procedimento nos proporcionará colheitas de decepções e amarguras.

Reflitamos.


W.A.Cuin Março/2008

0 comentários: