terça-feira, 26 de maio de 2009

Chico Xavier Responde: JESUS

 

Chico&Jesus

Sobre a natureza e a evolução do Espírito de Cristo: Ele ascendeu pela escala evolutiva normal em outros mundos ou foi criado Espírito puro?


Sempre que indagamos sobre isso aos Amigos Espirituais, não sei se por reverência ou se eles consideram oportuno adiar para nós o total conhecimento da Verdade, informam nossos Benfeitores que o Espírito de Jesus Cristo lhes surgiu tão imensamente alto nos valores de evolução e sublimação que, quando acordados para a Verdade, não conseguem falar a respeito do Senhor senão com um apreço que se avizinha do deslumbramento. Algo parecido com aquilo que sente a criança num curso primário de instrução ao tomar contato com um professor da mais elevada expressão no terreno da cultura e do sentimento. Saberão falar de Cristo, diz-nos Emmanuel, mas quando conquistarem a lente espiritual adequada à compreensão ou maturidade de que necessitam para isso. Até que o consigam, sentem-se os Amigos da Vida Maior, perante o Cristo, como quem se vê iluminado por uma luz forte demais para ser analisada sem os instrumentos preciosos.
---------------------------------------------------------------------------------


Qual o caminho mais fácil para alcançar-se à felicidade?


Caro amigo, o caminho da felicidade, bem sei qual é. É o caminho que Jesus nos apontou, ensinando-nos a "amar o próximo, tal qual Ele mesmo nos ama e nos amou". Difícil para mim é andar no caminho da felicidade, embora eu saiba que o mapa está no Evangelho do Senhor...
---------------------------------------------------------------------------------


Como você entende a mediunidade com Jesus?


Para mim, e digo isso apenas com respeito à minha pobre e apagada pessoa, mediunidade espírita com Jesus tem sido um processo de iluminação, pelo qual, quanto mais os Bons Espíritos escrevem e se comunicam por meu intermédio, mais evidentes se tornam os meus defeitos e inferioridades, não só perante os ocultos como também diante de mim mesmo. Compreendo, desse modo, que mediunidade com Jesus tem sido um encontro progressivo e constante comigo mesmo, em que a luz dos Amigos Espirituais me mostra, sem violência, quanto preciso ainda aprender e trabalhar para melhorar-me.
---------------------------------------------------------------------------------


O estudo em grupo é hoje um método muito divulgado. Este método é vantajoso para o adolescente?


Tanto para os jovens como para os adultos o estudo em grupo é o mais eficiente até porque não podemos esquecer que na base do Cristianismo, o próprio Jesus desistiu de agir sozinho, procurando agir em grupo. Ele reconheceu a sua missão divina, constituiu um grupo de doze companheiros para debater os assuntos relativos à doutrina salvadora do Cristianismo, que o Espiritismo hoje restaura, procurando imprimir naquelas mentes, vamos dizer, todo o programa que ainda hoje é programa para nossa vida, depois de quase vinte séculos. Programa de vivência quer nós estamos tentando conhecer e tanto quanto possível aplicar na Doutrina Espírita, no campo de nossas lides e lutas cotidianas.
---------------------------------------------------------------------------------


O que os espíritos têm dito a respeito da insatisfação do mundo de hoje?


Os nossos guias espirituais traduzem a nossa insatisfação, no mundo inteiro, como sendo a ausência de Jesus Cristo em nossos Corações. Quando nos adaptarmos em definitivo ao espírito da Doutrina para a vivência cristã, em nossas relações mútuas, toda insatisfação desaparecerá porque estabelecida a paz em nossa consciência com o nosso dever cumprido, as próprias doenças naturalmente recuarão, pois muitas delas são simples conseqüências de nossos desajustes espirituais, em decorrência de nosso afastamento de Cristo, como luz divina para os nossos corações. Estamos nos referindo não só ao Espiritismo Evangélico, mas a todo o Cristianismo, a todas as escolas cristãs. O cristão têm necessidade dessa união em torno da verdade. Nós precisamos de Cristo.
---------------------------------------------------------------------------------


Qual a melhor maneira de servir a Jesus?


Caro amigo, do que posso saber, até hoje, creio que a melhor forma de servimos a Jesus será viver, na prática, o ensinamento que Ele próprio nos deu:
"Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei".
---------------------------------------------------------------------------------

Fontes:
Questões 1 e 2, do livro "Encontros no Tempo" - Editora IDE.
Questão 3, do livro "A Terra e o Semeador" - Editora IDE.
Questões 4 e 5, do livro "Entrevistas", Editora IDE.
Questão 6, do livro "Entender Conversando" - Editora IDE.

0 comentários: