quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O OUTRO LADO

 

SR102V

Há quem diga que, não reagir a uma agressão ou a qualquer outro ultraje sofrido, é um ato de covardia moral.

Crê-se mesmo que, por falta de reação a muitos males que dominam os arraiais terrenos, estes proliferam assustadoramente.

Os partidários, porém, da força, equivocam-se, na observância e conclusão do problema.

Não reagir, de forma alguma significa concordar ou apoiar o que merece, sem dúvida, correção.

O método eficaz para mudar as paisagens infelizes do momento, porém, é outro, evitando-se, pela brutalidade, o desencadear de mais danosas consequências.

Assim, a legítima atitude, deve ser a da educação pelo exemplo, capaz de transformar o agressor imprudente.

Conveniente não se confundir a ação educativa com a reação selvagem, que nivela os antagonistas que caíram na situação desagradável.

Demonstrar a paz íntima diante do tumulto e vivê-la sob a injunção penosa é forma de engrandecê-la.

Quem raciocina com acerto e sabe avaliar o significado do bem, não reage, não agride, não investe contra; todavia, atua com equilíbrio, educa com segurança, compreende a falha alheia, e a desculpa...

Quando um contendor não revida, desaparece o motivo de prosseguimento da disputa.

Está demonstrado, pela crescente onda de conflitos e malquerenças, que o revide somente piora a situação, enfurecendo mais os antagonistas.

*

Se descobres no ofensor, o teu irmão doente, terás paciência.

Se consideras o teu agressor alguém que se desequilibrou, porque é vitima de vários males que o infelicitam, compreendê-lo-ás.

Se examinas o ataque que alguém te faz, sem dar-lhe valor, o mesmo perderá o significado.

Assim, pensarás em socorrer o enfermo, reequilibrar o desvairado, ensejando-lhes renovação e propondo-lhes educarem-se para conquistar a paz que lhes falta.

Diante de uma dificuldade, tens uma forma de solucioná-la, enquanto o teu próximo tem outra.

A vida possui duas faces: a boa e a má.

“Se alguém te bater numa face, disse Jesus, apresenta-lhe a outra.”

Uma é a face da violência, do orgulho ferido, da vaidade mesquinha, do medo. A outra é a da paz, da confiança no bem, da vitória do amor, da dignidade.

Faz-se preciso, para contrabalançar a penosa situação de belicosidade entre os homens, que alguém apresente o outro lado do comportamento, que jaz oculto, mas que eleva e dignifica a criatura.

Todos já conhecem o lado brutal, que a maioria das pessoas ufana em ostentar a qualquer momento. Por isso, podem ser temidas, mas nunca, sequer, respeitadas ou amadas.

Jamais te recuses a apresentar o teu outro lado, a face melhor da tua vida, desarmando o mal e sensibilizando o adversário mediante a onda de amor que lhe dirijas.

Age, portanto, com o lado bom do teu comportamento, auxiliando a instalação do bem na Terra.

*

Jesus jamais revidava mal por mal.

Acossado sempre pelos urdidores da impiedade, manteve-Se, apresentando o outro lado dos problemas pela óptica da paz, e, quando levado às atitudes enérgicas, buscou educar a todos, orientando-os para a renovação.

Face a tal atitude, Seus exemplos não foram inúteis e a Sua doutrina permanece como o outro lado, no duelo que se trava entre o bem e o mal, que é o lado de Deus.

Joanna de Ângelis

Viseu, Portugal, 07.10.1983

(De “Seara do Bem”, de Divaldo P. Franco – Diversos Espíritos)

1 comentários:

Teresa Cristina disse...

Fazer o bem sem olhar a quem a td instante e sempre q puder.....até mesmo silenciando diante de uma agressão...promovemos a paz, o perdão, poderemos não acompanhar a mudança que este simples ato de silenciar desencadeará, mas ela surtirá um efeito muito mais inesperado no agressor do q no agredido futuramente.
Uma semana de muita Paz!
bjss no♥
*Tem um selinho pra ti lá no blog*